Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Fusões e Aquisições

Trabalho por Marcela Pavan, estudante de Administração @ , Em 08/09/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

FUSÕES E AQUISIÇÕES


RAZÕES E PERSPECTIVAS:

1) Resumo:

A onda de fusões e aquisições e real. Desde 1995 o Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina em numero de operações de fusões e aquisições de empresas.

Bancos, seguradoras, auto-pecas, siderúrgicas, empresas alimentícias, enfim, todos os setores já passaram por estes processos e os números indicam que esta onda e crescente.

Este trabalho descreve as fusões e aquisições dentro de um contexto brasileiro e da globalização. Estas operações são vistas como estratégias corporativas que auxiliam as empresas nacionais na renovação do parque industrial, na obtenção de tecnologia e na capitalização.

As teorias que tentam explicar os motivos destes processos e as vantagens obtidas pelas empresas também são descritas neste artigo.

As pesquisas sobre os resultados destes processos não geraram conclusões uniformes: umas apontam o elevado índice de fracasso destas operações; outras alegam que tais operações criam valor para empresa e para os acionistas. Sendo assim, este trabalho, por meio da analise da rentabilidade ( antes e depois da combinação ) das empresas envolvidas nos 20 maiores processos de fusões e aquisições ocorridos entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 e da analise dos índices de rentabilidade do setor destas empresas, tentara responder: Quais são os Impactos da Rentabilidade das Empresas Decorrentes dos Processos de Fusões e Aquisições.?


2)
Introdução:

Historicamente, as ondas de processos de fusões e aquisições surgem associados a momentos em que o mercado acionista se encontra "bullish". Pelo contrario, ao longo de cenários de "bear market", sentimos uma rápida contração destes movimentos. Assim, tipicamente os processos de fusões e aquisições são seguidores do "mood" dos mercados acionistas.

As aquisições, fusões e incorporações constituem uma alternativa muito interessante para a adequação do porte e da estrutura organizacional das empresas ao mercado e a conjuntura econômica mundial.

O tema fusões e aquisições e um dos mais controversos na historia da administração. As pesquisas sobre o assunto são muito generalistas e contraditórias, devido ate ao caráter secreto destas transações.

São muitas as questões sobre fusões e aquisições que continuam sem resposta, inclusive sobre quais são os resultados obtidos pelas empresas que passaram por estes processos.


3) Objetivos:

A princpal razão em defesa deste estudo e saber como se comporta a rentabilidade das empresas após estes procesos.

Este artigo tem por objetivo descrever, de forma geral, os aspectos relacionados ao tema fusões e aquisições, focando a analise detalhada da rentabilidade das empresas selecionadas – especificadas a seguir – que adquiriram outras empresas ou se fundiram. A analise sera feita antes e depois das uniões entre estas empresas. A evolução dos índices de rentabilidade de cada empresa sera comparada a evolução dos índices de seu setor, possibilitando a formação de um ranking que medira o desempenho da empresa e de seu setor ano a ano.

As comparações dos resultados obtidos mostrarão o grau de êxito de cada processo em curto prazo, já que não se pode avaliar o resultado de uma decisão estratégica desta magnitude em tão pouco tempo. As empresas escolhidas para o desenvolvimento deste estudo foram as vinte maiores empresas adquiridas e adquirentes entre janeiro de 1995 e outubro de 1997 Os resultados observados não podem ser generalizado.

Empresa

Setor

Comprador

Ano da
operação

Valor em
US$milh.

Kolynos