Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Periféricos de Entrada e Saída

Trabalho por Carina Abarca de Oliveira, estudante de Comunicação @ , Em 22/04/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

Periféricos de Entrada e Saída


Unidades de entrada e saída

Há necessidade de um meio material que seja o portador das informações que o computador irá processar . Há, igualmente , necessidade de um veículo portador das informaçoes depois de processadas . Empregam- se , para estes fins: cartões, discos, formulários contínuos, denominados genericamente veículos ou meios de entrada e saída .

O primeiro veículo utilizado em grande escala como suporte de informação nos sistemas de computadores, tanto na entrada com na saída , foi o cartão perfurado.

Dentre os vários códigos associados à caracterização da informação no cartão perfurado , consagrou-se o código HOLLERITH, onde a um dígito de 0 a 9 corresponde uma perfuração por coluna; a uma letra ( A a Z), duas perfurações ; a qualquer outro caráter, três perfurações por coluna.

A partir dos anos 80, os cartões foram abandonados nas aplicações gerais em virtude de muitos inconvenientes : alto custo(pouca informação por cartão) , incapacidade de reutilização , grande volume físico e outros detalhes. Seu uso, hoje de restringe a específicas aplicações de comunicação com o computador.

O meio classicamente utilizado apenas como saída é o formulário contínuo, este ainda imprescindível, utilizado por impressoras em constante processo de evolução . O formulário contínuo consiste em centenas e milhares de formulários de desenho igual. Entre dois formulários existe um picote, a fim de permitir que a tira contínua seja seccionada com facilidade , onde melhor convier, após a realização de cada impressão .


Introdução

Para que o computador possa interagir e fazer contato com o mundo externo e também com outros computadores foram criados os periféricos .

Os Periféricos de entrada :

  • teclado;
  • microfone;
  • mouse;
  • scanner;
  • joystick.


Os Periféricos de saída:

  • monitor de vídeo;
  • caixa de som;
  • impressoras em geral. Periféricos de entrada e saída:
  • modem modulador e demodulador ;
  • unidade de disco magnéticos /ou flexíveis
  • unidade de fita.


Equipamentos Periféricos de entrada / saída


Equipamentos periféricos de entrada e saída ou unidades de entrada e saída são dispositivos utilizados para introduzir informações no computador e para lhes dar saída.

Os dispositivos de entrada e saída trabalham com a memória do computador do seguinte modo : os dados são representados em alguma forma física tal como perfurações ou pontos magnetizados. Estes são transformados em pulsos elétricos e transmitido ao computador. Ali são registrados no sentido horário ou anti-horário , em um pequeno segmento de memória. Essa informação pode então, ser emitida na forma de outro pulso elétrico, e o dado registrado novamente em algum meio físico, como perfuração, ponto magnético ou caráter impresso em papel.

Segue-se uma relação dos principais equipamentos de I /O , utilizados pelos sistemas de computadores, e dos principais veículos de informação:

  • Leitora( às vezes também perfuradora);
  • Impressora( própria saída);
  • Unidade de fitas magnéticas ( própria para entrada e saída de dados);
  • Unidade de discos magnéticos( entrada e saída);
  • Leitora e perfuradora fita de papel (entrada e saída) ;
  • Leitora ótica e leitora de caracteres magnéticos( própria para entrada);
  • Terminal de vídeo - teclado- as informações de entrada / saída aparecem em tela( display).


Impressora

A mais importante unidade de saída ainda é a impressora de alta velocidade , que utiliza como veículo o formulário contínuo .

Os sistemas de impressão vêm-se aprimorando e, em função desse avanço, vem crescendo a velocidade de impressão que, hoje já atinge a espantosa taxa de 20.000 lpm (linhas por minuto).

Impressoras ligadas a sistemas menores têm velocidades bem inferiores, medidas em caracteres por segundo: 100 cps, 200 cps etc. Normalmente, empregadas em sistemas de minis ou micro