Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Motivação Humana como Arma de Talentos

Trabalho por Elvis Giufrida, estudante de Administração @ , Em 21/08/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

MOTIVAÇÃO HUMANA COMO ARMA DE TALENTOS


1.Talento Humano

INTRODUÇÃO

Hoje nas empresas, para introduzir maior dose de motivação, é necessário e de grande importância o investimento nos funcionários, que consiste em deliberadamente ampliar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo.

O termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os funcionários. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam substancialmente a satisfação.

Pessoas desmotivadas realizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas de suas casas, ou o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento. O funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentando sua produção e estará também, sempre interado entre as e a organização.

As empresas também deverão treinar e desenvolver seus funcionários, pois estarão cumprindo uma obrigação moral de contribuir para o crescimento e o bem-estar das pessoas e da sociedade na qual estão inseridas, exercendo suas atividades. A qualidade de serviços e produtos das empresas é o resultado da qualidade de vida das pessoas e, as habilidades que o mercado de trabalho atual exige vão desde liderança, criatividade, visão, resultados, atualizam à atitudes, com pessoas capazes de assumir riscos e implementar as mudanças necessários.

A falta de motivação é um sério problema que causa a baixa produtividade das empresas. Qual o motivo dessa falta de motivação e como manter a motivação dos colaboradores? E até que ponto a motivação está relacionada com o desempenho dos colaboradores?

1.1 Motivação para a Realização

É um impulso para vencer desafios, avançar e crescer na busca de seus objetivos. A realização é importante em si mesma, independente que possam acompanha-las.

1.2 Motivação para a Competência

É o impulso para realizarem o trabalho de alta qualidade. Os colaboradores motivados pela competência do domínio do trabalho, o desenvolvimento das atividades de resolução de problema e esforça-se em ser inovadores. O mais importante é tirar proveito das próprias experiências.


2. Motivação para o Poder

É o impulso para influenciar pessoa e situações. Por sua vez, querem criar um impacto em suas organizações e assumem riscos ao fazê-lo.

Todo talento para transformar-se em um grande valor precisa de apoio e condições propícias. Essa é a nossa grande motivação. Criar condições para que pessoas e empresas possam atingir seu potencial pleno através de seus grandes talentos, valorizando o que temos de melhor e ajudando a construir uma sociedade mais justa.

É importante salientar que neste novo modelo, a empresa e seus líderes devem ter papel determinante na construção de um mundo melhor. Precisamos desenvolver em nossos colaboradores e clientes internos uma consciência de preservação sócio-ambiental, bem como construir uma sociedade economicamente próspera, socialmente justa e solidária. O bom exemplo deve vir de empresas conscientes e responsáveis.

Gente que pensa é o maior patrimônio que uma empresa pode possuir. As empresas que não derem oportunidades de crescimento aos seus talentos vão perdê-los. As pessoas criativas e de maior valor serão as primeiras a sair quando virem sua criatividade podada, pois são os que podem encontrar trabalho com mais facilidade no mercado atual.

No mundo globalizado em acelerado crescimento é mais fácil encontrar tecnologia e informações, pois isso as organizações consegue comprar, do que pessoas dotadas de talentos. O grande número de mercados existente está levando empresários investir nesse diferencial chamado de "TALENTO". Há uma grande oferta de empregos, mas está faltando pessoas com talentos para preencher a deficiência, pessoas talentosas que deixem suas marcas de comprometimento e equidade por onde elas