Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Sistema de Informação Gerencial Contábil uma Ferramenta para Tomada de Decisão - Estudo de Caso Aplicado a Média Empresa

Trabalho por Valdir Marinho Mafra, estudante de Contabilidade @ , Em 12/08/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL/GERENCIAL COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO APLICADO NA MÉDIA EMPRESA INDUSTRIAL

Joinville

2004

Agradecer a Deus, pelo dom da vida, conquista e ciência.

Aos meus Pais, sinto-me tão envaidecido de vós, pelo exemplo e esforço que talvez não saiba exprimir em palavras o especial carinho, o amor sincero e a gratidão que dedicaram.

Minha gratidão e homenagem a minha esposa e meus filhos e a todos aqueles que pela compreensão, abnegação ou pelo simples convívio ao longo destes anos, sempre presente com um sorriso amigo e um gesto de carinho.

Aos mestres, em especial o meu orientador específico Sr. Arnoldo Schmidt Neto e a professora Adelaide Maria Bogo Schmitt, por ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e sobretudo de amor. Meu carinho e gratidão aos verdadeiros mestres, que souberam, além de transmitir seus conhecimentos, transmitiram sua experiência.


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a grande utilidade dos Sistemas de Informações Contábeis/Gerenciais como ferramentas na tomada de decisão das empresas, utilizando como modelo uma empresa de médio porte como estudo de caso. O tema é de grande importância, uma vez que os sistemas de informações se tornam cada vez mais comuns dentro das empresas, o que auxilia todos os setores a trabalharem de forma integrada, com fornecimento simultâneo de informações, facilitando a gestão dos departamentos e da empresa como um todo. O SIG é visto, na atualidade, como sistema de apoio à gestão empresarial na tomada de decisão. Os assuntos que foram abordados nesse trabalho abrangeram num primeiro momento o SIG de modo generalizado, os relatórios gerados por esses sistemas e quais os seus papéis na decisão gerencial. Num segundo momento, a contabilidade como Sistema de Informação Gerencial, seus objetivos, recursos utilizados, entre outras informações. Por fim, fez-se um estudo de caso mostrando qual o papel do Sistema de Informação Contábil/Gerencial dentro de uma empresa de médio porte, cujo objetivo foi demonstrar na prática como se comporta esse tipo de sistema no dia-a-dia da empresa selecionada. Assim, numa perspectiva diferente e de forma analítica, a contabilidade auxilia os gerentes das entidades em seu processo decisório. Este trabalho se destina a todos que vêem os sistemas de informações como auxiliadores na gestão das empresas e como instrumentos imprescindíveis no fornecimento das informações que alimentarão as atividades empresariais do século XXI.


INTRODUÇÃO

Este trabalho de monografia se concentra em pesquisar o Sistema de Informação Contábil/Gerencial e o seu papel como ferramenta auxiliadora na tomada de decisão das empresas. Tendo em vista que o mundo globalizado exige cada vez mais rapidez nas decisões e o gestor da atualidade precisa ser rodeado por todos os tipos de informações que lhe ajudem a optar sempre pela melhor alternativa na hora de tomar decisões.

Portanto, o presente trabalho tem como finalidade tratar do Sistema de Informação Gerencial, dando especial enfoque à Contabilidade como Sistema de Informação Gerencial, uma vez que essa possui grande valor estratégico para a análise no processo decisório, no controle, na continuidade e na competitividade das empresas industriais. O trabalho objetiva demonstrar na prática, através de um estudo de caso, como se comporta o Sistema de Informação Contábil/Gerencial dentro de uma empresa industrial de médio porte, quais as características desses sistemas, seus objetivos e os resultados alcançados.

Em pleno século XXI, falar de Sistemas de Informação agregados à Contabilidade Gerencial é sempre de grande importância, uma vez que são os dados contábeis que alimentam as necessidades informativas de uma série de usuários, como os setores da própria empresa, administração, gerência, acionistas, fornecedores, credores e os próprios funcionários. Todos utilizam-se de informações contábeis para a continuação e o bom