Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Relatório de Observação

Trabalho por Anônima, estudante de Psicologia @ , Em 23/06/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

Relatório de Observação


No dia 29 de Maio de 2004 das 13:35 h as 14:40 h, foi observado uma criança do sexo feminino de 05 anos e 5 meses de idade, enquanto brincava em sua casa, onde as atividades se alternaram entre o quarto, área externa da casa e sala de TV, com brinquedos (boneca, fogão, telefone,barraca,mesa pequena de plástico) e desenhos.

A criança apresentou habilidades motoras amplas condizentes com a sua idade Locomovendo-se com segurança:

  • Subindo e descendo do sofá com bastante rapidez e agilidade.
  • Abaixando e levantando-se de dentro da casinha (barraca).
  • Correndo pela casa.
  • Abrindo e fechando a porta da sala de Tv e do guarda-roupa.
  • Andando com ginga, rebolando..

Nas brincadeiras demonstrou preferência pelas bonecas e por desenhar.

Em relação as habilidades motoras finas, demonstrou movimentos bimanuais mas dando preferência ao uso da mão direita :

  • Trocou a própria roupa (duas mãos).
  • Trocou a roupa da boneca Mariana (duas mãos)
  • Comeu um misto com a mão direita e bebeu suco com a esquerda.
  • Usou o Ketchup com a mão direita e segurou o misto com a esquerda.
  • Limpou a boca com guardanapo (mão direita);
  • Penteou os próprios cabelos com a mão direita;
  • Arrumou os cabelos com ambas mãos.
  • Atendeu o telefone com a mão direita;
  • Desenhou desenhos organizados utilizando os lápis com a mão direita e apoiando o papel com a esquerda.
  • Dobrou a fralda com as duas mãos.
  • Usou o banheiro (ambas).
  • Arrumou os móveis da casinha miniatura com as duas mãos, usando mais a direita.
  • Folheou a revistinha com a mão direita enquanto segurava-a com a esquerda.
  • Pegava a boneca com as duas mãos ou a boneca em uma mão e outro objeto com a outra .

As atividades de representação esteve presente durante todo o tempo, quando:

Imitação diferida

 

  • A criança imitava a mãe organizando a casa.
  • Cuidava do nenê (boneca), dando banho, dando mama, remédio, ninando,botando para dormir, beijando na testa, etc;
  • Dava ordens as outras duas crianças que brincava com ela e ao mesmo tempo pedindo opiniões, como se fosse a mãe, irmã.
  • Fez de conta que uma folha de emborrachado era um tapete;
  • Coloca um tamanco e sai rebolando verbalizando que ia trabalhar;
  • Faz de conta que é irmã das outras duas crianças que estão brincando em uma parte da brincadeira e em outra parte que é a mãe;
  • Faz de conta que está grávida, verbalizando que a barriga ficou muito grande e doendo, dramatizando o parto.
  • Quando amamenta a criança (boneca) .
  • Quando faz de conta que dar remédio para o neném.
  • Brincando de escritório-escola onde em determinando momento é aluna que faz tarefas e em outro é a professora.

Jogo simbólico quando:

  • Sentada no escritório montado por ela com uma mesa e cadeira miniatura, imitou o som do toque do telefone, triim-triiim, e pegou a tampa da caixa de dominó e atendeu o mesmo.
  • Faz um movimento de giro e imita um barulho de chave, Tim-tim, usando uma peça de quebra cabeça para representar a chave.
  • Quando gira o botão do fogão de brinquedo imitando o barulho do automático para acendê-lo
  • Usa a boneca para dizer que é um bebê.
  • Usa um frasco de desodorante para dizer que é o remédio da boneca ( Nenêm).
  • Usa papel para fazer de conta que é dinheiro.

A linguagem verbal utilizada pela criança predominou por toda a brincadeira, onde a mesma direcionou as brincadeiras dando a maioria das