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Manual da Agência de Publicidade

Trabalho por Giovana Cazetto Candêo, estudante de Comunicação @ , Em 21/06/2004

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Manual de Organização de Agência de Publicidade


Introdução

Organização é a estrutura dentro da qual as operações são efetuadas. Esta distribui todas as responsabilidades de trabalho necessárias à execução dos planos e programas. Exige trabalho de pessoas específicas em tarefas específicas.

Sua finalidade é capacitar todos a produzir mais, quantitativa e qualitativamente, dentro de uma certa unidade de tempo, com a adoção de métodos mais racionais, sem aumento de tempo de trabalho ou esforço.

Este manual tem os seguintes objetivos:

  • Orientar processos de gestão e de decisão;
  • Definir e informar sobre os procedimentos;
  • Mostrar princípios administrativos e divisão funcional do trabalho.


Filosofia de Negócios

É a base da conduta moral da empresa em suas atividades. Em sua existência a agência ganhou o respeito dos clientes e do meio profissional, com atitudes firmes na manutenção de seus compromissos com a verdade e austeridade no trato dos negócios.

Seu compromisso com a verdade começa no respeito ao público, mantendo um relacionamento flexível, de alta qualidade e respeito mútuo com seus funcionários.

No processo de comunicação a meta é sempre o homem e isto representa a dimensão da sua responsabilidade social em todas as suas relações profissionais.


Política Comercial

A conduta comercial é conseqüência da filosofia empresarial. Esta é uma política sólida da empresa e sua difusão sincera é a chave de relacionamento bem sucedido para fazer uma propaganda de resultados, sempre para conseguir os melhores preços, prazos e vantagens para que seus clientes disputem o mercado em condições favoráveis.

  • Política de vendas: Serviços a serem vendidos, consumidores a quem vender, preços pelos quais deve vender;
  • Política de compras: Serviços internos, serviços de terceiros, seleção de fornecedores, veículos;
  • Política pessoal: Seleção e treinamento, remuneração, condição de trabalho;
  • Política financeira: Uso, fundo e proteção do capital e distribuição de lucros.

Gerenciamento

A gerência dos negócios refere-se basicamente a dois conjuntos, os níveis de direção promovem os interesses da empresa, observando o padrão de conduta profissional dos mais elevados, facilitando a empresa para atingir seus objetivos. Estas responsabilidades dividem-se em duas áreas principais: o gerenciamento de pessoas e o gerenciamento de tarefas.


Gerenciamento de Pessoas

  • A contratação de profissionais;
  • O desenvolvimento profissional;
  • A avaliação de desemprego;
  • A delegação de autoridade;
  • A comunicação;
  • A disciplina.

Gerenciamento de Tarefas

  • O estabelecimento de objetivos;
  • A formulação de orçamentos realísticos de acordo com os princípios da agência;
  • Desenvolvimento empresarial;
  • O desenvolvimento organizacional;


Diretrizes Administrativas

Diretrizes administrativas foram elaboradas de modo a manter suficiente flexibilidade para serem modificadas sempre que necessárias, respeitando as normas básicas praticadas pela organização.

Partindo das especificações, de modo a facilitar o controle, contribuindo pra a coordenação e redução das despesas.


Estrutura

A estrutura visa fazer com que sua organização se processe, tanto quanto possível, automaticamente. O organograma é do tipo funcional, grupado por especializações: administrativa; planejamento e desenvolvimento, criação; mídia.


Conceitos

Consiste a organização em criar e dispor sistematicamente as diversas partes do todo no exercício das respectivas funções para alcançar os objetivos com a máxima econômica e maior eficiência. A organização obedece aos princípios de administração tradicionais que são:

- Divisão de trabalho, autoridade, hierarquia, disciplina, unidade de direção.