Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

Estudo de Caso - Empresa Estrela

Trabalho por Jefferson Carlos Parmezzani, estudante de Administração @ , Em 25/04/2004

5

Tamanho da fonte: a- A+

ESTUDO DE CASO - EMPRESA ESTRELA


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a empresa estrela, que atualmente é a maior empresa no segmento de brinquedos, com cerca de 35% do mercado de brinquedos no Brasil. Analisaremos sob o ponto de vista da teoria SWOT seus pontos fortes, fracos, oportunidade e ameaças.


2. REFERENCIAL TEÓRICO

A análise SWOT é um estudo que se faz nas empresas para identificar fatores internos e externos que atuam sobre elas, apontando suas oportunidades que poderão ser desenvolvidas em potencial. Como análise SWOT podemos identificar as forças, fraqueza, ameaças e oportunidades. As forças podem ser consideradas como os recursos disponíveis. As franquezas podem ser também recursos não administrados e toda as falhas que não levem ao aperfeiçoamento em um determinado segmento. As oportunidades compreendem tudo que propicie, que venha a somar na estrutura, na qualidade e crescimento da empresa, enquanto as ameaças podem ser compreendidas como tudo o que leve perigo para alcançar as metas e objetivos da empresa.

2.1 Histórico

Em 1991 e 1992 a Estrela viveu uma crise que encolheu seu faturamento e seu lucro sumir,deixando-a descapitalizada.líder inconteste no setor de brinquedos em toda sua história, a Estrela perdeu mercado para concorrêcia. Era de mudar,Adler contratou a consemp, uma das maiores consultorias em gestão empresarial, para por ordem na casa.

2.2 Mercado de atuação

Mercado de brinquedos

2.3 Ambiente econômico e social

Governo abaixa alícota de importação para produtos estrangeiros

2.4 Estrutura organizacional

Gerente geral

Diretor de mkt


3. Análise Swot

3.1 Pontos fortes

  • Marca consagrada no mercado
  • Líder no mercado do segmento
  • Desenvolve produtos que dinamisma os movimentos mental e motor da ciança
  • Tercerização do sistema de produção
  • Processo just in time de produção

3.2 Pontos fracos

  • Mudanças administrativas
  • Custo alto na produtividade

3.3 Oportunidades

  • licenciamento da marca, para sua comercialização
  • Mercado aberto para investimento no setor
  • Montagem de uma nova unidade de negócios

3.4 Ameaças

  • mercado de importados, abertos
  • Problema de redução de custo da produção

3.5 Visão

Comercialização da marca que já esta consagrada

3.6 Missão

Empresa de marketing e negócios no segmento infantil

3.7 Negócio

Brinquedos infantis

3.8 Objetivos

  • Reduzir ao máximo a comercialização de produtos importado
  • Comercializar as marcas

3.9 Estratégias

  • Divulgação de novos produtos, principalmente no dia das crianças e natal
  • Desenvolvimento de brinquedos interativos para axiliar no desenvolvinto das crianças
  • Criação da casa dos sonhos das crianças, para dispertar nelas suas fantasias
  • voltada para o entreterimento e aprendizado de nosso público alvo


4.0 plano de ação

  • Lançamento e divulgação de novos produtos
  • Desenvolvimento de novas unidades de negócios que possam utilizar a marca Estrela para atuar em outros mercados

4.1 Finalização

Com essa mudança de posicionamento, a Estela conseguiu renovar sua marca no mercado nacional.