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A Motivação nas Organizações

Trabalho por Cinara Amorim, estudante de Administração @ , Em 14/10/2003

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A Motivação nas Organizações


RESUMO

Mediante uma sociedade, onde as organizações estão passando por grandes transformações, a questão motivar pessoas está em alta, ou seja motivar é ter motivos. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para quem quer vencer, para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz, em busca de resultados. As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo à necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia e sobreviver no mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Ciente deste contexto, a presente monografia, apresenta a motivação como um fator para o melhoramento do desempenho dos funcionários.


ABSTRACT

By means of a society, where the organizations are going by great transformations, the subject to motivate people it is in discharge, that is to say to motivate is to have reasons. To have reasons to work, to be devoted, to commit, for who he wants to expire, to want to learn, to be devoted to that that does, in search of results. The organizations are inserted in an atmosphere characterized by strong turbulences and constant changes, appearing to the need of looking for solutions to increase its effectiveness and to survive more and more in the market global and competitive. Aware of this context, to present monograph, it presents the motivation as a factor for the improvement of the collaborators' acting.


INTRODUÇÃO

Hoje nas empresas, para introduzir maior dose de motivação, é necessário e de grande importância o investimento nos funcionários, que consiste em deliberadamente ampliar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo.

O termo motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os funcionários. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam substancialmente a satisfação.

Pessoas desmotivadas realizam suas tarefas com pensamento voltado para os problemas de suas casas, ou o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento. O funcionário satisfeito estará sempre motivado, aumentando sua produção e estará também, sempre interado entre as e a organização.

À medida que o nosso ambiente organizacional e as demandas impostas continuarem a crescer em complexidade e desafios as organizações particularmente as voltadas para a prestação de serviços, dependerão cada vez mais de um desempenho de alta qualidade em todos os níveis hierárquicos. Sendo assim, e indispensável a fundamentação da teoria motivacional nas empresas públicas ou privadas nas diferentes necessidades humanas.

O ambiente empresarial brasileiro, impulsionado pela adoção de uma abertura econômica e pelas exigências sociais, vem sofrendo aceleradas mudanças organizacionais. Em decorrência, os programas de Gestão da Qualidade e fabricação enxuta têm encontrado ampla repercussão, pois as empresas percebem que sem produtos que atendam de forma adequada os consumidores não sobreviverão.

Por outro lado, nesta pesquisa bibliográfica pode-se constatar que não são poucas as empresas que descobriram o fator humano, ou seja, passaram a considerar seus recursos humanos como diferencial competitivo. O desenvolvimento de metodologias que otimiza o potencial humano, tornando-o cada vez mais motivado e criativo, é básico paira a Gestão da Qualidade Total das empresas. Em empresas saudáveis e modernas, os funcionários trabalham com alegria e estão sempre de bem consigo, com a vida e com os demais. Não se pode falar em qualidade de produtos e serviços, se aqueles que vão produzi-los não têm qualidade de vida e satisfação no seu local de trabalho. Essas empresas já descobriram que o homem é o principal elemento diferenciador, e o agente responsável para o sucesso de todo e qualquer negócio.

O desafio atual também é participar, compartilhar,