Fazer pesquisa em uma ou mais carreiras específicas:

Administração Agronomia Arquitetura Arquivologia Arte Astronomia Biblioteconomia Biologia
Bioquímica Cinema Ciências Sociais Colegial Comunicação Contabilidade Desenho Industrial Direito
Diversos Economia Educação Física Enfermagem Engenharia Estatística Farmácia Filosofia
Fisioterapia Fonoaudiologia Geografia História Hotelaria Informática Letras Marketing
Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Produção Cultural Psicologia Química Rel. Internacionais
Secretariado Executivo Serviço Social Terapia Ocupacional Turismo Veterinária Zootecnia


Compartilhe

Tag Cloud

As 26 Máximas do Maquiavelismo

Trabalho por Alex Ziglioli Pacheco, estudante de História @ , Em 19/06/2003

5

Tamanho da fonte: a- A+

As 26 máximas do Maquiavélismo


1. Os fins justificam os meios. " ...os meios serão sempre julgados honrosos e louvados pôr todos, porque o vulgo está sempre voltado para as aparências e para o resultado das coisas..." ( * Capitulo XVIII).

2. É melhor ser temido do que amado.

3. É preciso enfraquecer os poderosos, agradar aos súditos, manter os amigos e proteger-se dos companheiros. Entre seus inimigos estão companheiros. Considere teus inimigos todos os insatisfeitos pôr estares no poder, mesmo aqueles companheiros mais próximos, que te ajudaram a ali chegar, pois não terás como atender a todos os desejos desses como, os mesmos, gostariam.

4. "É melhor ser impetuoso que tímido." ( * Capitulo XXIII).

5. Os homens, se não sejam mimados devem ser aniquilados, pois podem vingar-se de ofensas leves, porém não das graves. Deve-se bater de tal forma que não se tema a vingança.

6. Mais importante do que ser é parecer ser. Não é necessário ter todas as qualidades, mas é indispensável parecer tê-las. Se as tiver e utilizar sempre, serão danosas, enquanto, se parecer tê-las, serão úteis. "...empenhar-se para que, em suas ações, se reconheça grandeza, ânimo, ponderação e energia." ( * Capitulo XIX)

7. É melhor, cortar o mal pela raiz. "... no principio o mal é fácil de curar e difícil de diagnosticar, mas, com o passar do tempo, ... .... torna-se mais fácil de diagnosticar e mais difícil de curar." (* Capitulo III)

8. Na ilusão, o povo se rebela contra o seu líder. Os homens trocam, na melhor das intenções, de líder, pensando melhorar, e esta crença leva-os a lutar contra o líder atual. Quando caem na real que foram enganados, já é tarde, as coisas já pioraram.

9. Não se deve adiar uma guerra: "... as guerras não se evitam e, quando adiadas, trazem vantagem ao inimigo. (...) ... não se deve jamais deixar uma desordem prosperar para evitar a guerra, ..." (* Capitulo III)

10. Arruina-se quem serve como trampolim político."... arruina-se quem é instrumento para que outro se torne poderoso, ..." (* Capitulo III)

11. "... os homens ferem pôr medo ou pôr ódio..." ( * Capitulo VII)

12. Nunca é tarde para preparar a base. "...quem não firma antes os alicerces, poderá entregar-se depois a esse trabalho, se é possuidor de grande capacidade, se bem que com amolação para o arquiteto e perigo para o edifício."(# Capitulo VII).

13. É preciso conquistar as pessoas. "...as amizades que se obtêm mediante pagamento... ...se compram, mas não se possuem,..." ( * Capitulo XVII)

14. Surpreenda aos que, de ti, esperam o mal. Como os homens se ligam mais ao seu benfeitor se recebem o bem quando esperam o mal, neste caso, o povo se torna mais rapidamente favorável ao príncipe do que se ele tivesse sido conduzido graças ao seu apoio. ( * Capitulo IX ).

15. Faça o mal de uma vez e o bem aos poucos. "...o conquistador deve examinar todas as ofensas que precisa fazer, para perpetuá-las todas de uma só vez e não ter que renová-las todos os dias. Não as repetindo, pode incutir confiança nos homens e ganhar seu apoio através de benefícios.... ( ...) As injúrias devem ser feitas a fim de que,..., ofendam menos, enquanto os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, para serem melhor apreciados." ( * Capitulo VIII )

16. Assuma pessoalmente o comando militar. Os principais fundamentos de todos os estados... ...são boas leis e boas armas." ( * Capitulo XII).

17. O politicamente correto, nem sempre é o que se deve fazer."...aquele que trocar o que se faz pôr aquilo que se deveria fazer aprende antes sua ruína do que sua preservação;... ...um príncipe, se quiser manter-se, (necessita) aprender a poder não ser